SINOPSE
O presente trabalho reúne artigos escritos pelos professores Horácio Wanderlei Rodrigues Ricardo Soares Stersi dos Santos, Adriana Silva Maillart, Juliana Neuenschwander Magalhães e Maria Fernanda Stocco Ottoboni, no período de 2013 a 2023.
Os dois primeiros trabalhos foram produzidos já sob a égide das Diretrizes Curriculares Nacionais do Cursos de Direito de 2018 e encontram-se devidamente atualizados com relação a elas. São eles:
- Inserção dos métodos consensuais de solução de conflitos e construção de uma cultura do diálogo nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Direito de 2018; e
- Passado e futuro do ensino teórico e prático dos métodos consensuais de solução de conflitos no Curso de Direito da UFSC considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Direito de 2018.
Os dois últimos textos contêm pesquisas realizadas antes de edição das Diretrizes Curriculares Nacionais do Cursos de Direito de 2018 e, portanto, retratam um periódico histórico anterior a elas, servindo de parâmetro para comparações com a situação contemporânea. São eles:
- 'Cultura da sentença' em 2016/2017 e sua reprodução pelas Escolas de Direito no Sul do Brasil; e
- Considerações sobre o ensino dos meios alternativos de resolução de conflitos em Santa Catarina.
A ideia de reunir esses artigos em uma única publicação decorre da escassez de trabalhos sobre a temática, facilitando dessa forma o acesso aos interessados nessa área de pesquisa.
|